Tecnologia

Novo algoritmo da Adobe promete seleções ainda mais precisas

Ou bruxaria se você preferir. O Adobe Research Labs tem trabalhado recentemente com foco na edição de fotos e videos. Mas uma descoberta recente pode revolucionar a edição de fotos como conhecemos. Imagine você que o Photoshop pudesse selecionar objetos extremamente completos automaticamente. Isso aí que você leu, sozinho. E tem mais, selecionar em segundos, sem importar o quão complexo é, se tem cabelo, se mistura com o fundo. Nada disso importa e você não precisa nem da sua Pen Tool.

Não que a ferramenta de Selecionar/Mascarar atual seja ruim. Pelo contrário, a cada versão do Photoshop essa função fica mais e mais inteligente. Mas essa pesquisa recente tem potencial para resolver os problemas com essa parte do trabalho do designer que pode ser muito difícil dependendo do caso. O processo que ocorre em duas etapas envolve codificação da imagem e outros processos que eu nem conseguiria explicar de forma simplificada, mas de qualquer maneira essa imagem vai passar por uma série de filtros. Essa bruxaria, mágica, chame como quiser, tem o poder de separar QUALQUER imagem do seu background. Rápido, fácil e indolor.

Tenha sempre em mente que isso é uma ação na qual o Photoshop é 100% responsável. Não existem jogos de câmeras, tela verde, manual de instrução, nada. Pra você ter uma ideia do poder desse algoritmo, olhe abaixo alguns passo-a-passos da mágica:

Por enquanto, a Adobe não tem uma previsão de quando essa ferramenta mágica vai estar disponível, infelizmente. Mas existe um documento com a pesquisa completa, caso você seja esse tipo de nerd, só clicar aqui. Também não sabemos para quais programas do seu Creative Suite essa ferramenta estará disponível, mas eu chuto Photoshop e talvez After Effects, o que torna a importância dessa ferramenta praticamente um divisor de águas no quesito função de selecionar e mascarar imagens. Resta a nós da comunidade criativa ficarmos de olho nesse e nos avanços da Adobe que certamente vem por aí.

 

Previous post

Transmissão simultânea, separados por um muro

Next post

As novidades da F8: Conferência anual do Facebook

Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

Designer, nerd desde sempre, guitarrista frustrado e ficando cada dia mais careca. Fã de tecnologia, pizza, Rock e chegado em jogar videogame quando não tem nada melhor pra fazer. Alguns diriam que eu sou um hipster daqueles, mas não uso óculos ainda.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *