Tecnologia

A magia do Photoshop

Na minha profissão como Designer e como Diretor de Arte, não dá para se pensar em como seria a vida sem Photoshop. Os comandos e painéis são quase como extensões dos meus braços e para mim é muito natural alguns efeitos (ou eu deveria dizer milagres?) de que esse software é capaz. Mas me impressiona mesmo como a Adobe às vezes consegue se superar.

Todo ano é lançada uma nova versão do seu pacote de programas, e ano após ano a Adobe vem com ferramentas mais mágicas e surpreendentes.

Para a sua próxima grande atualização, a Adobe anunciou que o Photoshop irá contar com uma nova ferramenta, chamada Content-Aware Crop. Para quem já está habituado com o programa, sabe que essa ferramenta tem uma versão que já existe no Photoshop, a partir da versão CS6. Para você que ficou curiosíssimo, Content-Aware é um tipo de ferramenta que o Photoshop analisa os pixels da imagem e preenche espaços em branco. Ou seja, ele reconstitui a imagem, mesmo que não tivesse nenhuma imagem ali. Incrível, não é? E quando você acha que não pode mais impressionante, vem a Adobe e mostra a Content-Aware Crop. Eu nem vou falar mais nada, dá só uma olhada no que esse software é capaz de fazer com a foto.

Impressionante, não? A mecânica por trás da mágica funciona da seguinte forma: a ferramenta examina TODOS os pixels nas extremidades da imagem e tenta preencher o espaço branco de maneira inteligente, remontando essas áreas com o conteúdo da foto, para que você possa rotacionar ou expandir/diminuir suas fotos. Ainda é possível mover a linha do horizonte, adicionando mais céu ou chão para a sua foto, mudando o formato, preenchendo cantos quando rotacionar as imagens e ainda segundo a Adobe “Mais funções que nós ainda não imaginamos”. Como diria o poeta: “Não é feitiçaria, é tecnologia”.

Previous post

O Google lançou uma nova rede social, o Spaces

Next post

Tradução de idiomas em tempo real não é mais ficção

Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

Designer, nerd desde sempre, guitarrista frustrado e ficando cada dia mais careca. Fã de tecnologia, pizza, Rock e chegado em jogar videogame quando não tem nada melhor pra fazer. Alguns diriam que eu sou um hipster daqueles, mas não uso óculos ainda.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *