Social MediaTecnologia

As novidades da F8: Conferência anual do Facebook

Desde ontem, dia 18 está rolando a conferência anual do Facebook para desenvolvedores, também conhecida como F8 e que acontece diretamente da Califórnia. O evento serve para massagear o ego do Zuckerberg  mostrar todas as novidades de tecnologia e inovação da rede social e as suas diversas plataformas. O CEO Mark Zuckerberg, fez a apresentação de abertura apresentando a principal novidade: Realidade Aumentada.

A tecnologia que de nova não tem nada, é a nova aposta do Facebook, tanto que a conferência do menino Zuck foi justamente para falar sobre a câmera de tablets e smartphones e como essa funcionalidade é a oportunidade para transformar a Realidade Aumentada em uma plataforma de massa.

Camera Effects Platform

A principal novidade anunciada tem como objetivo dar mais poder à comunidade de desenvolvedores, com essa nova plataforma de ferramentas criativas que permite criar efeitos e filtros para a nova ferramenta de câmera do Facebook, indo desde molduras simples até filtros e máscaras mais complexas (hello Snapchat!) utilizando para isso justamente a realidade aumentada.

São dois produtos novos, o Frames Studio e o AR Studio. O primeiro já está disponível e é um editor de molduras tanto para a foto de perfil quanto para a nova câmera. O segundo, por enquanto em estágio beta é bem mais complexo e permite criar máscaras, efeitos e molduras animadas, tudo se utilizando de Realidade Aumentada, para interagir com o ambiente. E isso vale também para transmissões ao vivo. Se você quiser saber mais, só clicar aqui.

Novo Facebook Analytics

Outra novidade pra lá de bem vinda é o novo dashboard do Analytics, que é uma ferramenta utilizada para acessar dados demográficos e de comportamento para fanpages. São vários recursos novos para otimizar a experiência dos clientes como um todo, já que vai incluir sites e aplicativos que interagem com a audiência. O novo sistema vai se utilizar de inteligência artificial e machine learning para conseguir os KPIs e acompanhar insights.

Facebook Spaces

Mais um app de Realidade Virtual, que permite que você esteja com seus amigos em um ambiente virtual interativo (Hello Second Life) como se todos estivessem na mesma sala. Lançado em versão beta durante o evento, o app é exclusivo para Oculus Rift (que também é do Facebook). Com ele é possível ver conteúdos que estão no Facebook, dentro da simulação de VR, incluindo aí os vídeos 360º. O app ainda vem com uma ferramenta para desenhar no ar. E eu não sei porquê, não consigo achar a menor graça em nada disso que envolve VR.

Facebook Messenger

Fora isso o Facebook ainda anunciou algumas novidades para o Facebook Messenger, incluindo aí novidades sobre bots, muito utilizados para conversas B2C dentro do Messenger. O assistente de AI do Messenger agora permite fazer pedidos via delivery.com (só nos EUA, claro). Então se você estiver conversando com um amigo sobre o que jantar, M se mete na conversa e sugere fazer um pedido. Se você topar fazer, até o pagamento é feito via app; Também foram incluídas algumas novidades relacionadas a games e a opção de habilitar respostas inteligentes, que respondem baseadas em um FAQ. Esse recurso sim é útil, principalmente para pequenas empresas.

Mas conta pra gente, o que você achou dessas novidades todas que o Zuckerberg apresentou? Alguma delas vai ser útil para você?

Previous post

Novo algoritmo da Adobe promete seleções ainda mais precisas

Next post

Azar? Com esse gatinho preto é meio que o contrário!

Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

Designer, nerd desde sempre, guitarrista frustrado e ficando cada dia mais careca. Fã de tecnologia, pizza, Rock e chegado em jogar videogame quando não tem nada melhor pra fazer. Alguns diriam que eu sou um hipster daqueles, mas não uso óculos ainda.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *