Social Media

Como aumentar o alcance e o engajamento da sua página em 05 dicas

Nós aqui na DUEE acreditamos que as redes sociais representam um paradigma moderno. Um que muitas marcas ainda não se deram conta, ou não conseguiram se adaptar totalmente. Se antes bastava fazer um comercial com frases e jingles no imperativo, como o clássico “Experimenta, experimenta” ou “Abre a booooooca, é Royal (das antigas esse)”, hoje em dia o papo é bem diferente. Sim, eu disse papo. Porque é desse paradigma que vamos falar hoje.

Algumas marcas estão nas redes sociais, mas não participam. Seja qual for a rede social, a interação com o público é parte do processo. Marcas não sobem mais em um palanque e despejam a mensagem, elas estão em um processo ativo de troca com a audiência e comunidade de fãs. Para que essa troca ocorra é fundamental ter um conteúdo que converse com essa audiência. Por isso separamos cinco dicas, que podem te ajudar, caso você esteja precisando estabelecer um canal de comunicação com o seu público:

Planejamento: Uma palavra fundamental

Tudo que for postado por uma empresa em qualquer rede social, não está ali de graça, ou pelo menos não deveria. Uma parte fundamental do seu trabalho no mundo digital é o planejamento de todo o conteúdo. A mensagem que será passada tem de ser clara e alinhada aos valores da empresa, valores e atributos dos produtos. Portanto não deixe de lado brainstorms e reuniões de pauta.

Sempre vigilante

Planejamento sem mensuração de resultados não é nada. Repita sempre este mantra na sua cabeça. Mas o que monitorar? Palavras-chave nas redes sociais e no Google, Trending Topics, comunidades, foruns, blogs que tenham algum envolvimento com o assunto. Nada pode ser negligenciado. Algumas marcas também promovem embaixadores, vale ficar de olho.
Claro que em meio ao monitoramento, vão surgir usuários que funcionam como embaixadores informais da marca, por serem muito identificados. Tudo é insight. Esse é outro mantra que vale manter na mente. A chave é tentar entender o comportamento do público e o que o atrai.

Posts para engajar

Tem muita página aí que só utiliza suas redes sociais como uma extensão do site, sem se preocupar com a linguagem e os maneirismos da internet, que tem toda uma série de regras, condutas e etiqueta, assim como qualquer outro meio. Então é uma boa sempre procurar fazer com que a audiência participe. Lembre-se: Conversa sim, discurso não. Por isso, sempre que você espera que os usuários reajam, deixe isso claro. O Call to Action é necessário sempre. Aproxime os fãs da marca, faça-os se sentir parte do negócio. O que nos leva a próxima dica:

Mantenha o relacionamento com os fãs

Criou engajamento? Agora é hora de estabelecer uma conversa. Responda perguntas dos clientes, estimule o debate em um post, participe. Uma vez que você criou o perfil está exposto e aí amigos, bem, pode receber elogios, mas também podem vir críticas, ou só os trolls, comentaristas de portal e outras bizarrices da internet. E faz parte, todo marca tem haters. Mas o mais importante é manter o diálogo com os fãs, humanizar a marca, se aproximar da audiência. E tem coisa melhor pra isso do que conversar? Afinal, se você criou um perfil para a sua empresa em qualquer rede social, você queria antes de mais nada se comunicar, oras.

Analisando e aprendendo

Beleza, você chegou até aqui. Planejou, repetiu os mantras, criou conteúdo relevante, engajou e estabeleceu conversas. Mas nada disso adianta se você não puder medir qual foi o impacto disso tudo para os seus produtos e para a sua marca. Afinal, no fim do dia, likes não pagam contas, vender o seu produto é o que vai determinar o sucesso da sua marca. O que não faltam por aí são ferramentas que trazem métricas de todos os tipos. Mas os números não significam nada se você não traduzí-los. Mas se você olhar atentamente consegue ver claramente o que o seu público está procurando, se a ação funcionou como esperado, ou em um caso não tão bom assim, o que não fazer. Depois de analisar é só começar tudo de novo: planejamento, mantras, brainstorm, engajamento, conversas, relatório, sempre de olho no que está acontecendo, para surfar nas ondas certas, sem oportunismo, mas ainda assim aumentando o sucesso.
Para mais dicas como essas, ou se você quiser conhecer os cases da DUEE Brasil, dá uma olhada no nosso site.

Previous post

O eSport e a legislação desportiva brasileira

Next post

Como usar influenciadores de forma positiva

Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

Designer, nerd desde sempre, guitarrista frustrado e ficando cada dia mais careca. Fã de tecnologia, pizza, Rock e chegado em jogar videogame quando não tem nada melhor pra fazer. Alguns diriam que eu sou um hipster daqueles, mas não uso óculos ainda.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *