ComportamentoLifestyleTecnologia

Whatsapp agora vai informar seus amigos onde você está. Em tempo real!

Eu preciso confessar que apesar de ser um avanço tecnológico, eu não gosto do Whatsapp. Principalmente da capacidade detestável de criar grupos que não levam ninguém a lugar nenhum, já que as pessoas costumam usar uma idéia boa para os fins mais torpes possíveis.

De qualquer maneira, como a busca do ser humano pela erradicação da privacidade não parece ter um fim, a novidade da vez é que o WhatsApp agora vai compartilhar a sua localização para os seus amigos em tempo real. Pra falar a verdade, essa “novidade” não é bem novidade, já que a função já existia, apesar de ser 100% manual. Mas essa funcionalidade está a um passo de se tornar uma parte integrante do app. O controle ainda permanece na sua mão, mas ele vai informar os contatos por onde você anda.

Essa função seria liberada à princípio só nos grupos. A opção vai ficar nas configurações e aí o usuário decide se habilita a localização por 1, 2, 5 minutos ou indefinidamente. Para não interferir na rotina dos usuários (que bonzinhos eles são) a função viria desativada por padrão e com opção de compartilhar apenas com os amigos, ou seja, não é todo mundo que vai te achar, você precisa ter a pessoa na sua lista de contatos e vice-versa.

Em teoria você decide quais grupos podem saber onde você está e, mesmo assim, nem todo mundo vai ter a informação. O assunto tem sido alvo de polêmica, por que sempre há quem considere uma boa idéia (eu não) e há quem considere invasão de privacidade e no fim das contas a sua preocupação tem que ser: mesmo que você não informe pra ninguém onde está, o Facebook ainda está coletando seus dados do mesmo jeito!

Não se engane, a opção não foi criada pensando na sua conveniência, mas sim como mais uma maneira de encher os bolsos do Zuckerberg. Ao coletar a posição via WhatsApp, o Facebook poderá exibir melhores anúncios baseados na sua geolocalização. Aliás, você já reparou que certas coisas que você fala no WhatsApp convenientemente aparecem como ads no seu Facebook e/ou Instagram?

Previous post

Codorníu lança nova Websérie criada aqui, na DUEE Brasil

Next post

Ford no Superbowl - Mais que uma fabricante de carros

Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

Designer, nerd desde sempre, guitarrista frustrado e ficando cada dia mais careca. Fã de tecnologia, pizza, Rock e chegado em jogar videogame quando não tem nada melhor pra fazer. Alguns diriam que eu sou um hipster daqueles, mas não uso óculos ainda.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *