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Porque o Inbound Marketing é o caminho para estratégias digitais B2B

Investimentos menores, mas com resultados reais, ultra-segmentados e atingindo de fato o seu público consumidor. Acho que não preciso nem falar sobre o potencial de investimento em mídias digitais e o retorno que isso pode trazer se feito da maneira correta não é mesmo? Mas não é só para o consumidor final que serve o marketing digital. Cada vez mais as empresas têm percebido que mesmo se o seu negócio é B2B, o digital é uma solução versátil, rápida e eficaz para falar com o seu público.

Conteúdo relevante é obrigação

O Inbound Marketing, ou marketing de conteúdo, é o pilar central de qualquer estratégia que tenha como objetivo gerar leads e novas oportunidades. É uma ferramenta que incrementa qualquer relação, e captar novos clientes oferecendo Know How é a melhor maneira de estabelecer uma relação de confiança com a sua nova oportunidade de negócio. Seja com dicas sobre o mercado ou compartilhamento de materiais ricos em conteúdo, você consegue estabelecer uma relação duradoura com o lead até que ele sinta o desejo (ou tenha a necessidade) de concluir a compra e, de quebra, torna a sua empresa referência no mercado em que atua.

Mas preciso investir em Redes Sociais?

Resposta curta? Sim. Sem elas, não existe o inbound marketing. Simples assim. E note bem, eu disse Redes Sociais. A diferença entre empresas B2C e B2B, no entanto, é bem grande no que diz respeito à estratégia. No caso das B2B o foco é distribuir conhecimento, mostrar que você vende e entende do negócio e da área. Há empresas que consideram inclusive que o LinkedIn seja o melhor caminho para isso, o que faz muito sentido, já que é uma rede social onde oportunidades de negócio tendem a aparecer com mais frequência. Então tenha em mente quais redes priorizar e não se esqueça, não é por que os concorrentes estão em uma rede, que aquilo faz sentido.

Vídeos: Uma realidade

Vídeos são ferramentas extremamente dinâmicas, que têm o potencial de encantar clientes. Claro que exige-se uma produção cuidadosa, roteirizada e profissional. E pela competição cada vez mais acirrada com o Youtube, vídeos em redes sociais como Facebook e LinkedIn, costumam ter o alcance melhor, já que as outras redes estão abocanhando cada vez mais um segmento em que o Youtube nadava sozinho, portanto, conteúdos em vídeo terão por si só, melhor visibilidade para a sua marca.

Os blogs não morreram

Quem disser o contrário está falando bobagem. Blogs corporativos são geralmente o pilar mais importante de uma estratégia de Inbound Marketing. Como são uma ferramenta especializada, que permite um aprofundamento maior, seja qual for o conteúdo, são ferramentas-chave para distribuir conteúdo especializado e com um alcance muito grande. Sempre lembrando que o impacto é maior quando esse conteúdo é disseminado através das redes sociais, que, quando bem segmentadas irão trazer só pessoas que estão realmente interessadas nos produtos da sua empresa.

Amarrando a estratégia

Então, para que o Inbound Marketing atinja todo o seu potencial, é necessário uma estratégia bem alinhada e que o conteúdo da sua empresa seja interessante e relevante para audiência. Por mais que seja uma relação entre empresas, ainda existem pessoas por trás daquele projeto. Então é importante ter sempre em mente que ainda é uma conversa com pessoas, que procuram empresas que possam agregar valor, indo além de uma transação meramente comercial.

Por isso o Inbound Marketing tem sido uma das grandes apostas no mercado, independentemente da sua área de atuação, por que além de estabelecer uma presença digital forte e marcante, ainda contribui para a geração de novos negócios. Diferentemente do B2C, devemos pensar em como captar e converter novos leads e que maneira melhor do que agregando valor ao negócio do seu parceiro, não é mesmo?

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Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

Designer, nerd desde sempre, guitarrista frustrado e ficando cada dia mais careca. Fã de tecnologia, pizza, Rock e chegado em jogar videogame quando não tem nada melhor pra fazer. Alguns diriam que eu sou um hipster daqueles, mas não uso óculos ainda.

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